O câncer do teu vizinho cura teu resfriado?

Essa é uma pergunta que com certeza me fez pensar muito. Ouvi essa frase do meu namorado. Eu estava, como sempre, reclamando da vida, mas teve um momento que eu disse: “Ah eu aqui reclamando da minha vida, mas tem gente em situação muito pior” [acho que foi na semana do tsunami do Japão]. E aí meu namorado me falou essa: “Mas o câncer do teu vizinho cura teu resfriado?”

E eu fiquei mais ou menos assim: :O

Fiquei muitos dias com isso na cabeça. Não conseguia chegar a uma conclusão sobre o que eu sentia sobre essa frase.

Aí semana passada encontrei uma colega de ensino fundamental, que sempre teve uma vida muito dificil, perdeu a mãe quando era criança e tal.

Me contou as novidades: três filhas [uma com 3 anos, outra com 2 e outra com 2 meses], morando só com o irmão e as filhas porque o pai tinha morrido de câncer, o marido tava preso porque foi pego roubando e ela tava trabalhando distribuindo panfleto.

Claro que eu fiquei sem nem ter o que dizer pra ela, e acabei falando aquelas palavras genéricas que todo mundo diz quando encontra alguém em situação difícil. Assim que ela foi embora meu primeiro pensamento foi: Meu Deus e eu reclamo da minha vida.

Maaaaas aí lembro da tal frase.

O câncer do vizinho cura meu resfriado?

Não cura. A vida dela é difícil em mil maneiras, mas a minha também é. De outro jeito, claro, mas ainda é.

Cheguei a conclusão de que meus problemas vão estar aqui, e os dos outros vão estar lá. Todos temos problemas sempre. Eu ainda posso reclamar dos meus e os outros dos deles. Reclamar do meu problema não faz do problema dos outros mais fácil e o problema dos outros não faz sumir os meus.

Entenderam? Eu sei que ficou confuso, mas é isso aí.

Precisava postar sobre isso logo, porque não sai da minha cabeça!!

Previous Post
Leave a comment

12 Comments

  1. @tarugaucha

     /  April 4, 2011

    mas é…As vezes me sinto meio culpada por reclamar da minha vida..mas qm tem o problema sabe o tamanho dele- obvio q alguns a gnt aumenta e tal..
    mas o cancer do vizinho não cura seu resfriado,fato.

    Reply
  2. Confuso mais verdadeiro!
    Adorei seu blog!
    Bjos

    Reply
  3. Desde que você tuitou isso pela primeira vez, eu não tirei mais isso da cabeça. É complicado esse assunto! :T

    Beijo

    Reply
  4. Eu acho que saber sobre os problemas (piores) dos outros é bom pra dar a idéia de que não estamos sozinhos e todos têm problemas mas nada resolve seu problema, certo?

    beeijos

    Reply
  5. amymuuh

     /  April 7, 2011

    Mas ainda acho que perceber que tem gente em situação muito pior que a sua faz você tomar um banho de realidade e encarar seus problemas de outro modo. Eu, pelo menos, fico reclamando o dia inteiro se deixarem, mas a partir do momento que vejo alguém em situação pior e vejo que minha vida é bem boa, passo a agir sobre os meus problemas, ao invés de analisá-los por fora. Tudo bem, isso foi confuso haha
    Enfim… talvez o câncer do vizinho não cure teu resfriado, mas que faz você agradecer a Deus por ter tido apenas um resfriado e não um câncer, isso faz!
    No fim, todos sempre vão ter problemas de magnitudes bem diferentes e reclamar deles faz parte da vida!
    Estava com saudades dos seus textos já haha
    Beijos!

    Reply
    • Concordo contigo. Faz a gente agradecer muito. Na verdade, tenho agradecido todos os dias por meus problemas serem tão pequenos. (:

      Reply
  6. Oi Gab! Menina, quando você twittou essa frase eu fiquei longos minutos refletindo, acho que dei RT e tudo. Sabe, é bom pensar nisso. Porque sempre que eu reclamo dos meus problemas e vejo algo pior depois fico com peso na consciência, mas não é bem assim. Por mais que o dos outros sejam maiores, nós também temos os nossos né.
    =P
    Beijos!

    Reply
  7. huahuahua Nossa, mas seu namorado é bem direto, hein. :| E concordo com o que você concluiu, cada um com os seus problemas, né? ;)

    Beijos

    Reply
  8. Concordo muito com vc. Ninguém pode julgar o sofrimento dos outros. Por essas e outras que odeio quem subestima o sofrimento alheio comparando-os com situações piores…

    Reply
  9. As vezes eu pensava assim, que tinha gente que estava em situação pior que a minha, mas depois eu voltava a remoer meu problemas tentando encontrar soluções. Mas certos problemas são postos na nossa frente para podermos supera-los… e também a vida ia ser muito chata se não tivesse nada pra agita-la xD.
    Gostei do seu blog e do nome dele ^-^
    .
    .
    .
    Bjocas

    Reply
  10. Realmente é uma frase bem forte e que faz refletir bastante…
    Mas nao cura mesmo nao, mas alivia, e pode até dar um sentimento de tristeza, por reclamarmos de algo que pra muitas pessoas nao é nada… reclamar e se lamentar faz parte do ser humano.

    Reply
  11. Poxa, Gab, nunca tinha pensado nisso. Nessa frase que seu namorado te disse. É a pura verdade! Dá mesmo uma certa vergonha de reclamar dos nossos problemas quando tem gente em situação muito pior, mas os problemas alheios não tornam os nossos melhores. Vivemos outra vida, estamos inseridos em outro contexto… Enfim, também acho que vou ficar um tempão pensando nesse teu post. Beijinhos!

    Reply

Leave a Reply

